Notícias Empresariais

Como livrar sua empresa de dívidas

Pequenas e médias empresas, eleições. A máxima de que é preciso investir dinheiro para fazer dinheiro pode até ser verdadeira em alguns casos.

Pequenas e médias empresas, eleições. A máxima de que é preciso investir dinheiro para fazer dinheiro pode até ser verdadeira em alguns casos. Porém, no caso de uma empresa isto nem sempre é verdade, visto que certos gastos, associados ao fato de recorrer a créditos empresariais podem acarretar em dívidas e juros cada vez maiores para o seu negócio. Diante disto, há uma série de medidas que devem ser tomadas para evitar o acúmulo de contas, e se isso acontecer, sana-las adequadamente.

Avalie os motivos do surgimento de suas dívidas

O primeiro passo para resolver este problema é descobrir quais foram os principais motivos que contribuíram com o acréscimo de contas de sua empresa. Estes podem estar relacionados a erros logísticos como abrir um negócio sem capital de giro e comprar incorretamente certos produtos, ou isto pode ainda ser culpa de terceiros, sócios ou empregados. Tendo em mente onde foi que os erros começaram a acontecer fica muito mais fácil corrigi-los e evitar que eles se repitam. Muitos empresários já passaram por isto e conseguiram resolver o problema de maneira empreendedora por meio de um planejamento adequado.

Endividado? Encontre estratégias para negociar as contas

Existem várias alternativas que permitem a renegociação de dívidas de acordo com suas possibilidades. Informe-se sobre as leis que garantem um parcelamento de contas mais flexível e converse com seus credores. Estude sua realidade financeira e proponha um parcelamento do que se deve com base nos ganhos mensais de sua empresa. Veja se estes ganhos são capazes de saldar contas atrasadas, cobrir despesas operacionais e gerar lucros.

Outra possibilidade é arrecadar recursos de maneira alternativa. Mesmo sendo uma decisão difícil, em alguns casos o melhor a ser feito é abdicar temporariamente de seu negócio para levantar fundos em outra área de atuação profissional. Com o tempo, é possível repensar suas prioridades e iniciar novamente no mundo empresarial com sucesso. Não se esqueça de que é necessário desenvolver um perfil empreendedor para prosperar nos negócios, o que envolve diplomacia, talento para transações comerciais e para gerar mais receita do que despesas.

Faça sua empresa prosperar para evitar o excesso de despesas

Dívidas – Pode parecer redundante, mas cumprir esta regra básica não é fácil. Pense passo a passo todos os investimentos que serão feitos pelo seu negócio, sem desembolsar mais do que permitir o orçamento. Se for preciso pedir um crédito empresarial, planeje como este irá ser pago, sem esquecer de que é preciso calcular os juros que este débito vai gerar. No caso de estar recuperando financeiramente sua empresa com o pagamento de contas atrasadas, mantenha o controle de tudo o que for desembolsado, evitando novas dívidas após se restabelecer.

Além de seguir estas dicas, é imprescindível usar o bom senso para evitar que os gastos saiam do controle, e se isso acontecer, reequilibrar seu negócio. Estudar todas as possibilidades que implicam em manter um negócio e avaliar se o esforço e a aplicação monetária a ele atribuídos são as principais ações para conquistar o sucesso.

Compartilhar

× Como posso te ajudar?